Publicado em 07/07/2020

TANABATA MATSURI

No verão acontece um dos festivais mais tradicionais da cultura japonesa: o Tanabata Matsuri que é celebrado em todo o Japão trazendo cores e romance à vida dos japoneses. É também conhecido como “Festival das Estrelas”. Originária da mitologia chinesa, a lenda conta que os deuses Orihime e Hikoboshi se apaixonaram, mas foram proibidos de se verem pelo pai da bela deusa que os condenou a viverem em lados opostos do rio celestial representado pela Via Láctea).
Atendendo ao apelo de sua filha Orihime, o Deus dos Céus permitiu que pudessem se encontrar apenas uma vez ao ano.
Baseado  nessa história de amor, o Tanabata Matsuri é realizado no sétimo dia do sétimo mês do ano, quando as duas estrelas (Orihime representada pela estrela Vega e Hikoboshi, pela estrela Altair) podem se reencontrar. A data oficial do festival é o dia 7 de julho, mas algumas regiões seguem o calendário lunar, celebrando no dia 07 de agosto.
Para festejar esse dia, as cidades são decoradas com fitas de papel colorido e origami. Essas fitas são penduradas em ramos de bambu e nelas as pessoas escrevem seus desejos. São também pendurados origamis de tsuru, o pássaro que representa longevidade.
Os imigrantes japoneses trouxeram o Tanabata Matsuri ao Brasil que é festejado anualmente no mês de julho na Praça da Liberdade em São Paulo.
Este ano, devido à pandemia, o festival não será realizado.

    Tags