Publicado em 24/06/2020

Festa Junina, uma tradição popular brasileira

Festejamos no mês de junho três datas de santos populares:

13 de junho: Dia de Santo Antônio

24 de Junho: Dia de São João

29 de junho: Dia de São Pedro

Santo Antônio, é o ”santo casamenteiro”. Nesse dia, as moças solteiras fazem simpatias e orações do santo.

A São João é dado o título de “santo festeiro”, pois o seu dia foi escolhido para a realização das Festas Juninas, comemorações com muitas danças e pratos típicos.

Uma das mais conhecidas no Brasil é “O Maior São João do Mundo”, tradicional festança realizada em Campina Grande, na Paraíba, durante todo o mês de junho. Este ano, devido à pandemia, a festa foi adiada e está prevista para ocorrer de 09 de outubro a 08 de novembro.

Assim, há tempo para se preparar e dela participar!

São Pedro é o padroeiro dos pescadores. Sua grande popularidade vem desse fato: quase todas as cidades da costa brasileira tem uma capela em sua homenagem.

As festas juninas são parte do folclore brasileiro e são tradicionais em todo o Brasil, seja nas capitais como no interior, fazendo a alegria de adultos e crianças com muita dança, música, brincadeiras e comidas típicas como bolo de milho, paçoca, espiga de milho verde, pinhão cozido, canjica, pamonha, curau, quentão, vinho quente, pé-de-moleque, batata doce assada na brasa, cuscuz, amendoim doce, pipoca, doce de abóbora, bolo de tapioca, tapioca, caldo de feijão, arroz doce, bolo de fubá.

    Tags