Documentos para uma viagem internacional
Passaporte
Se você está pensando em fazer uma viagem internacional, a primeira coisa que você precisa saber é sobre quais os documentos necessários para fazer a sua viagem.
O primeiro passo é providenciar o seu Passaporte.
O passaporte é um documento oficial de identificação para brasileiros feito para viagens internacionais, emitido pelo Departamento da Polícia Federal e embaixadas brasileiras no exterior.
Existem algumas categorias de passaporte. O mais comum é o passaporte padrão na cor azul com validade de 10 anos.
Para providenciar o seu passaporte, é necessário seguir as seguintes etapas:
- Acessar o site da polícia federal
- Juntar toda a documentação necessária para a solicitação
- Pagar a taxa para aquisição do passaporte, a GRU (Guia de Recolhimento da União)
- Agendar o atendimento no posto de sua preferência
- Após a entrevista, será necessário retirar o seu passaporte no local e horário indicados. O passaporte só será entregue ao seu titular pessoalmente, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura do recibo.
Vistos
O segundo passo é verificar se o país que você deseja visitar exige o visto para entrada.
Portadores do passaporte brasileiro estão isentos de visto para viajar a turismo a mais de 150 países do mundo.
Para saber a relação completa dos países que exigem ou não o visto para brasileiros, você pode consultar o site do Itamaraty.
Vacinas
Alguns países exigem a vacina contra a febre amarela. Para as viagens internacionais é necessário emitir o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde.
Para requerer o certificado internacional é necessário:
- Comparecer pessoalmente a um dos postos
- Levar documento original, oficial e com foto
- Levar o comprovante de vacinação/cartão de vacinas original, estar na validade, ser de um posto de saúde público ou privado com o número completo de lote da vacina, data legível e carimbo com identificação do posto e assinatura do vacinador.
A ANVISA recomenda que se faça um pré-cadastro, cujo modelo se encontra no site
A lista de países que exigem o certificado é divulgada pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Verifique, também, as orientações emitidas para o seu país de destino.