Publicado em 15/02/2018

Clima na China

Clima na China

Varia do semi-árido no extremo norte ao sub-tropical no extremo sul. Na região central as estações são bem definidas com invernos frios e secos e verões quentes e úmidos.
A maior parte do território chinês se encontra situada na zona temperada do Norte. O clima é temperado e as quatro estações são marcadas, por isso é favorável para a vida humana.
O clima da China se caracteriza por monções continentais.
De setembro até abril do ano seguinte, as monções invernais secas e frias que vêm da Sibéria e da meseta da Mongólia se debilitam pouco a pouco do Norte a Sul tornando o clima frio e seco  e contribuindo para a existência de diferença de temperaturas no Norte e Sul.
De abril a setembro, a corrente do ar úmido vem dos mares de Leste e Sul formando a situação de alta temperatura e chuva, daí a pouca diferença de temperatura entre o Norte e Sul.
Conforme os índices de temperatura, a China se divide em seis zonas climáticas de Sul a Norte: equatorial, tropical, subtropical, temperada, temperada fria e fria;
As precipitações diminuem do Sudeste a Noroeste; é muito grande a diferença das precipitações entre os distintos lugares do país. As chuvas podem passar para os 1.500 mm3 na costa Sudeste, enquanto no lado noroeste, no interior do Continente as precipitações não excedem a 200mm3.