Publicado em 26/04/2018

TÓQUIO – Da alta gastronomia às barraquinhas de Rámen por Marcel Iyeiri

Pra começar, Tóquio é a cidade com a maior quantidade de restaurantes estrelados pelo conceituado Guia Michelin!

Assim como em qualquer lugar do mundo, se você tiver a chance e condições financeiras de degustar uma iguaria em um desses restaurantes, sem dúvida vivenciará uma experiência incrível.

Mas e se você não puder ir a um desses?

Não se preocupe, o Japão como um todo se tornou um país com uma gastronomia muito diversificada em opções e valores.

Mesmo que você não seja um apreciador de sushi ou sashimi, há inúmeras opções de restaurantes de comida ocidental, além das grandes redes estrangeiras como Starbucks, Outback, Mos Burger, Mac Donalds, KFC….

E o preço?

Há preços para todos os bolsos. Uma coisa posso afirmar: se você está acostumado a frequentar bons restaurantes no Brasil, não vai se assustar com os preços do Japão.

Pelo contrário, vai se surpreender com o excelente custo-benefício e com a qualidade dos alimentos em geral.

Se você gosta de comida japonesa e vai com frequência a restaurantes no Brasil, vai se surpreender ainda mais. É possível encontrar em inúmeros estabelecimentos peixes e frutos do mar fresquíssimos, trazidos diariamente do famoso mercado Tsukiji.

Certamente você voltará ao Brasil e mudará o conceito de comida japonesa. Obviamente, nada será como comer no Japão. A saudade baterá com frequência!

E outra coisa, você voltará com uma certeza.  Como pagamos caro em restaurantes no Brasil, levando em consideração a renda dos dois países!

Mas eu não poderia terminar este artigo sem passar algumas dicas de locais que eu adoro e aos quais procuro ir quando estou em Tóquio.

1) No mercado de peixes de Tsukiji, há vários restaurantes na parte externa. Lá é possível degustar um sushi de Toro (a parte gorda do atum) que você nunca mais esquecerá.

2) Próximo à estação de trem de Shinagawa, na saída East da loja de departamentos Wing, literalmente embaixo da linha de trem, há inúmeros restaurantes de Lamen (ou rámen) como dizem os japoneses que são maravilhosos. Todos são bons. Entre naquele com o qual você simpatizar mais.

3) No bairro de Odaiba, no último andar do shopping Aquacity, há restaurantes de todos os tipos que são ótimos. Mas o que vale mesmo é a vista noturna da cidade de Tóquio. Imperdível!

4) Ao lado da estação de Ueno, há uma rua de pedestres chamada Ameya-yokocho. Lá você encontrará frutas da época (melão, abacaxi, pêssego, maças, morangos) deliciosas por US$ 2,00 ou US$ 3,00. Nesse local, é possível comprar cogumelos secos, frutos do mar secos e alimentos em conserva. Dá até pra trazer para o Brasil.

5) Por fim, vale entrar em um dos inúmeros supermercados localizados nos subsolos das grandes lojas de departamentos como Takashimaya, Isetan, Mitsukoshi, Parco e Marui. Nas várias estações de comida, há docerias (maravilhosas), sushis, sanduíches naturais e lógico, vários tipos de obentôs. Nesses locais, sempre há novidades da gastronomia japonesa.

Marcel Iyeiri é Diretor Comercial da Century Travel e Turismo.

    Tags