Publicado em 29/05/2018

Japão, um país que anda sobre os trilhos! Por Marcel Iyeiri

Começo este artigo dizendo que o Brasil possui mais linhas férreas que o Japão.

Isso mesmo!  Temos 30.000 km, e o Japão possui 27.000 km.

Mas, comparativamente, o Japão é quase do mesmo tamanho do Estado do Mato Grosso do Sul.   

Na maioria dos países os jovens têm como objetivo comprar um carro ao completar a maioridade. No Japão isso não é prioridade.

Pra quê ter carro se podem se deslocar de trem de alta velocidade por todo o país?  Pra quê se estressar no trânsito, pagar altos impostos, seguro, estacionamento?    

 A propósito, você sabe quando o Trem-Bala Shinkansen foi inaugurado?

Pois é, foi inaugurado em 1964! Ano das primeiras olimpíadas de Tóquio.

Enquanto isso, por aqui o nosso Rio-São Paulo nem saiu do papel!

Atualmente são quase 3000 km de linhas de Shinkansen, com velocidades que atingem regularmente 300 km/h. As velocidades máximas atingidas em viagens experimentais foram de 450 km/h em trilhos convencionais e 603 km/h em linhas Maglev.

E o mais importante: não há registo de nenhuma morte de passageiros por acidente associada à circulação do Shinkansen desde a sua inauguração. 

Considerando as linhas JR (Japan Rail) e as linhas privadas, posso afirmar que não há lugar no Japão que não tenha uma estação por perto.

 A praticidade impressiona!

É comum um executivo sair de Tóquio pela manhã, tomar um Shinkansen para uma reunião a 500 ou 600 km de distância e ainda retornar para o escritório para encerrar o expediente.

Imagine tomar um trem-bala no centro de São Paulo e chegar ao centro do Rio ou Curitiba em 2 horas?  Ou atravessar os 2.037 km do país de norte (Aomori) a Sul (Fukuoka) em 9 horas!

Sem contar a grande capacidade de passageiros que uma única composição pode transportar de uma vez. Nas maiores de 16 vagões são 1.323 passageiros.

Diariamente, é possível transportar entre Tóquio e Osaka simplesmente 193.158 passageiros.  Seriam necessárias mais de 1.100 aeronaves Boeing 737-800 para transportar essa mesma quantidade de pessoas se tivéssemos que utilizar aeroportos.

 Com toda essa tecnologia e praticidade, viajar de trem-bala no Japão é uma atração obrigatória. Então, se você vai ao Japão, não volte sem andar de Shinkansen.

Termino afirmando que andar de trem é um grande barato e a melhor forma de conhecer o Japão.

 Se for ao Japão, literalmente ande nos trilhos! BOA VIAGEM !!! 

 Para maiores informações acesse os links:

http://english.jr-central.co.jp/

http://www.hyperdia.com/en/

Marcel Iyeiri é Diretor Comercial da Century Travel. 

    Tags